À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

02/07/2009

Relatório garante que estabilidade política diminuiu na última década

É o estudo do Banco Mundial que o diz: Portugal apresenta menos estabilidade política. Avaliação conclui ainda que também perdemos pontos no combate à corrupção.

Que os ventos não estão de feição, já todos sabemos. E o último relatório do Banco Mundial, que traça o estado da governação mundial na última década, confirma isso mesmo em relação a Portugal. Dos seis critérios avaliados, todos tiveram, em 2008, pior nota que uma década antes, destacando-se a estabilidade política, que regrediu 10,5 pontos.

Esta é, de resto, uma realidade partilhada pela maioria dos países desenvolvidos, reporta ainda o documento. Mas se é assim com este indicador, o mesmo já não se verifica com vários outros, como o controlo da corrupção, onde, uma vez mais, a pontuação nacional deu um passo atrás: dos 87,4 pontos - numa escala que vai do zero aos 100 - contabilizados em 1998, passou-se para os 83,1 no ano passado, menos 4,3 pontos em 10 anos.

Mas há mais. No que diz respeito à medida que avalia a participação dos cidadãos na escolha do seu governo, a liberdade de expressão e a de associação, os resultados são também piores: de 94,2 em 1998, para 88 em 2008.

Assim como na confiança nas forças de segurança, nos tribunais e o receio de criminalidade e violência que segue a mesma tendência: recua três pontos no mesmo período avaliado.

Abaixo da média

Comparando com os resultados do conjunto dos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), à qual também pertencemos, Portugal surge abaixo da média em todos os parâ-metros avaliados, com excepção da estabilidade política, onde surge à frente.

Destak.pt - 02.07.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails