À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

24/04/2009

Crédito malparado bate níveis recorde

Dívida vencida das famílias no crédito ao consumo aumentou 36,6% em Fevereiro. O malparado das empresas cresceu 56,8% e os incumprimentos aumentam à média mensal de 110 milhões de euros. Nem na crise de 2003 a banca emprestou tão pouco dinheiro às empresas.

Por cada 500 euros de empréstimos ao consumo contraídos nos bancos os portugueses tinham, em Fevereiro, em relaxe bancário 5,6 euros. O crédito malparado, em resultado das contas com supermercado, compra de carros ou electrodomésticos, aumentou 36,6% em relação ao ano passado.

Consequência do aumento do desemprego, baixos salários ou uma "vontade incontrolável de gastar", a verdade é que as dívidas vencidas estão a aumentar, segundo dados do Banco de Portugal ontem divulgados. Em Fevereiro, o incumprimento no crédito à habitação aumentou 23,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. O crédito concedido está em forte desaceleração - aumentou 2,7%, quando em Janeiro crescia 3,2% em termos homólogos -, mas os empréstimos vencidos já chegam a 1,6% do total dos créditos vivos.

No total, o dinheiro reclamado pelos banqueiros - em empréstimos à habitação e ao consumo - às famílias portuguesas aumentou 773 milhões de euros em apenas um ano, uma expansão de 28,7%. Assim, a dívida em relaxe atinge os 3,2 mil milhões de euros, o suficiente para pagar o novo aeroporto de Alcochete.

Seja por se sentirem já muito endividadas - a dívida total das famílias ultrapassa em 30% o rendimento anual médio - ou por imposição do bancos, a verdade é que para as famílias a torneira do crédito está a fechar, apesar de o preço do dinheiro estar cada vez mais barato. A factura mensal de juros para um típico empréstimo ao consumo baixou 6,1% entre Novembro do ano passado - o pico mais alto da taxa de juro - e Fevereiro deste ano. Mas ainda assim os novos empréstimos à habitação (ver página 2 e 3) e ao consumo estão em queda. Em Fevereiro, os portugueses contraíram 268 milhões de euros para gastar em consumo, menos 13,1% do que em igual mês de 2008.

D.N. - 24.04.09

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que sabe alguem sabe o que acontece ás pessoas que não pagam os créditos porque por exemplo, tinham um companheiro quando pediram o crédito e agora já nao têm, ou tinham um trabalho extra que ja não têm das duas maneiras reduzindo o orçamento da familia? Refiro-me a pessoas com créditos pessoais e sem casa própria porque nos outros casos a resposta é obvia.

Related Posts with Thumbnails