A administradora da Universidade de Lisboa defende que a actual crise impõe uma maior atenção às dificuldades que os alunos do Ensino Superior enfrentam.
Luísa Cerdeira, que recentemente defendeu uma tese de doutoramento sobre Financiamento do Ensino Superior Português, considera que a única forma de impedir os estudantes mais carenciados de abandonar as universidades é alterar o actual sistema de apoio social.
«Praticamente não existe a percentagem dos alunos que obtêm a bolsa máxima, os níveis de rendimento têm que ser actualizados e seguir a inflação e o que acontece em relação à economia geral», afirmou a administradora.
«[Também] há que encontrar outras formas de apoio porque hoje é muito pouco expressiva a parte dos estudantes que vêm de classes mais desfavorecidas. Por outro lado, os empréstimos podem e devem ser mais divulgados para pagar propinas e outros custos», concluiu.
Luísa Cerdeira não tem dados concretos, mas adianta que um número significativo de alunos tem pedido para adiar o pagamento das propinas.
TSF - 24.04.09
Sem comentários:
Enviar um comentário