À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/04/2009

Bernanke e Paulson esconderam prejuízos do Merrill Lynch

Kenneth Lewis, CEO do Bank of America, diz ter recebido instruções da Reserva Federal e do Tesouro para não revelar as graves dificuldades financeiras do Merrill Lynch.

O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Ben Bernanke, e o chefe do Departamento do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, terão pressionado o Bank of America para não divulgar os problemas financeiros que enfrentava o Merrill Lynch, antes da sua compra, que se concretizou em Janeiro, segundo testemunhou Kenneth Lewis.

Em Fevereiro, o presidente do Bank of America afirmou em tribunal que recebeu instruções de Paulson e Bernanke para manter o silêncio quando às graves dificuldades financeiras da corretora, noticia hoje o "The Wall Street Journal".

Ao revelar as perdas milionárias do Merrill Lynch, que ascenderam a 15,8 mil milhões de dólares (12 mil milhões de euros) no último trimestre de 2008, os accionistas do Bank of America iriam opôr-se à sua compra.

As autoridades norte-americanas temiam que o fracasso dessa operação constituísse um "grande risco para o sistema financeiro", acrescentou Kenneth Lewis no seu testemunho.

Depois de concluído o acordo de fusão entre estas duas instituições, o Bank of America recebeu 20 mil milhões de dólares (15,3 mil milhões de euros) em fundos estatais.

Diário Económico - 23.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails