À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

23/04/2009

Stora Enso vai eliminar até 2 mil postos de trabalho

O número um europeu do papel e cartão, o finlandês Stora Enso, anunciou esta quinta-feira a supressão de até 2.000 empregos suplementares no mundo no quadro de um novo plano de reestruturação, após renovadas perdas no primeiro trimestre.

«A Stora Enso prevê reorganizar as suas actividades no objectivo de reduzir os custos anuais em 250 milhões de euros, a maioria no decorrer de 2009 e o resto em 2010. Cerca de 2.000 empregos serão afectados, principalmente por causa de uma redução das estruturas de gestão», indica o grupo num comunicado.

O finlandês, que emprega cerca de 40.000 pessoas em todo o mundo, anunciou uma perda de 36,1 milhões de euros no primeiro trimestre, ligeiramente superior as previsões dos analistas, contra um lucro de 66,1 milhões no ano passado.

A Stora Enso já tinha suprimido 1.700 empregos e colocado 5.000 empregados em desemprego técnico na sequência da baixa da procura de papel e de madeira por causa da crise económica.

«As supressões de emprego vão incidir principalmente na administração, com cortes nos postos de gestão de alto e médio nível e reduzindo de um terço os empregos de escritórios e organização por país».

«No mercado europeu, a procura deverá manter-se fraca e claramente inferior a de há um ano para todos os produtos do grupo, e nenhuma melhoria concreta é esperada antes que haja recuperação da economia», indica.

Entre Janeiro e Março, o volume de negócios do grupo caiu 25 por cento face ao primeiro trimestre de 2008 e 18 por cento face ao quarto trimestre, para 2,13 mil milhões de euros.

Agência Financeira - 23.04.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails