À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/03/2009

Manifestação é a “maior de sempre” da CGTP em Lisboa

A manifestação de hoje é a maior de sempre que a CGTP já fez em Lisboa, anunciou a organização.

A dianteira da manifestação já alcançou os restauradores, mas as caudas da manifestação, que partiram das Amoreiras e da Maternidade Alfredo da Costa ainda não chegaram ao Marquês do Pombal.

O líder do BE, Francisco Louçã e o eurodeputado Miguel Portas juntaram-se ao protesto. Também o secretário-geral do PCP, Jerónimo Sousa, e a eurodeputada Ilda Figueiredo, caminham junto dos manifestantes.

“Não temos dúvidas em afirmar que temos a maior manifestação da CGTP realizada em Lisboa”, disse ao altifalante um dos speakers da organização. Por enquanto a PSP ainda não adianta nenhuma estimativa do número de manifestantes.

Em declarações à Lusa, o líder do Bloco disse acreditava que "esta é uma grande demonstração da força popular, que é a força da democracia de resposta ao desemprego, ao trabalho precário, ao abuso enorme que se instalou na sociedade portuguesa". A manifestação é "a única forma" dos portugueses protestarem contra a actual situação, defende Louçã.

"É a Galp e a EDP que têm lucros mas aumentam os preços, atingindo em particular as famílias mais pobres, são os bancos, são os juros, é o Código de Trabalho que aumenta a precariedade. A resposta a isto tem de ser este povo que fala", afirmou.

Também Jerónimo de Sousa defende que esta manifestação "coloca a luta dos trabalhadores (...) numa nova fase". O líder comunista deixou um aviso a José Sócrates, que "deveria olhar para esta manifestação como um sinal claro de que a arrogância que decorre dessa maioria [absoluta] poderá terminar".

"Mais do que qualquer comentário, ou discurso de circunstância, creio que [esta] manifestação, neste quadro, nesta conjuntura concreta, tem uma grande leitura política e social e naturalmente com consequências eleitorais", afirmou o líder do PCP à Lusa, durante o protesto.
Público.pt 13.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails