À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/03/2009

Operários da Leoni mantêm-se em luta

Manifestação da CGTP, esta sexta-feira, em Lisboa, outra em frente à Autoridade das Condições de Trabalho e um memorando para o governador civil: são estas as formas de luta dos operários da Leoni contra a lay-off.

Os trabalhadores da Leoni vão-se manifestar junto da Autoridade das Condições de Trabalho e entregar um memorando ao governador Civil de Viana do Castelo, no próximo dia 20, mantendo assim a luta contra o lay-off implementado na empresa. A decisão foi tomada após um plenário dos trabalhadores, ontem, e no qual foi abordada a questão do incumprimento da formação da empresa.

Além da manifestação no Governo Civil, os trabalhadores irão também participar no protesto nacional da CGTP, em Lisboa, depois de amanhã, sendo que o sindicato irá pedir "a intervenção da Inspecção-Geral do Trabalho".

"Decidimos que vamos continuar a lutar contra a lay-off, porque não é inevitável e consideramos que a batalha não está perdida", disse Miguel Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Eléctrica.

"É uma situação injusta que penaliza os trabalhadores, que viram o seu salário reduzido de 150 a 200 euros por mês. Também não compreendemos que tendo o Governo lançado um apoio de 900 milhões de euros para as empresas do sector automóvel com dificuldades e que não se recorra a ele", considerou o sindicalista. Embora a empresa tenha dito que não tinha verbas para tal, o sindicato considera que esta seria a altura "para a empresar efectuar a formação profissional. Não se pode permitir que em tempo de crise sejam apenas os trabalhadores a pagá-la", disse, ainda, Miguel Moreira.

J.N. - 11.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails