À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/03/2009

“A crise não serve de desculpa”



Nós sabemos que a vida não está fácil, mas as empresas e o Governo estão a usar a crise como desculpa para não nos aumentarem os salários. Não pode ser”, garante indignado um grupo de trabalhadores que se queixa dos “carros topo de gama dos administradores” da empresa onde trabalha. O sentimento de descontentamento marcou a manifestação de ontem da CGTP em Lisboa que juntou milhares de pessoas.

Juliana Machado, que veio de propósito de Guimarães para estar presente, admite : 'Não vamos conseguir mudar nada', mas mesmo assim defende que é a única forma que os trabalhadores têm para mostrar que estão contra as políticas do Governo. A manifestação, que segundo a CGTP juntou 200 mil pessoas em Lisboa, deixou o trânsito na cidade num caos, com as principais artérias entupidas. O próprio Túnel do Marquês teve de ser encerrado. Apesar da confusão, a PSP não contabiliza oficialmente a dimensão do protesto.

O líder da CGTP, Carvalho da Silva, fez questão de frisar que 'o País merece melhor' e que este 'Governo só tem aumentado o desemprego, a precariedade e a promiscuidade entre as políticas sociais e económicas: Sócrates conseguiu o feito de pôr Portugal a divergir seis anos da União Europeia', salienta.

DEPOIMENTOS

'Os jovens carregam ainda mais o peso de serem trabalhadores. O clima não é propício ao desenvolvimento do trabalho: há falta de contratos de trabalho, não somos integrados nos quadros e somos prejudicados pelos descontos. Há dez mil qualificados sem perspectivas de futuro no nosso país, e que, por isso, vão para o estrangeiro, onde há mais possibilidade de vínculos nas empresas.'

(David Pereira, Estudante)

'Estou aqui porque quero justiça. Estou há 25 anos na função pública e só me tiram regalias. Ganho à volta de 600 euros, devido ao congelamento dos salários, e acho que o Governo deveria analisar a situação dos trabalhadores precários com muita atenção. Não me importo nada de trabalhar, quero é estar segura. Uma luta tão grande e com tanta gente pode chamar a atenção.'

(Maria Borges, Auxiliar Educativa)

C.M. - 14.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails