À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/03/2009

Milhares de trabalhadores caminham para o Marquês de Pombal

A primeira manifestação do ano organizada pela CGTP começou com uma concentração no alto da Rua Joaquim António de Aguiar, em Lisboa, com o Marquês de Pombal à vista, debaixo do lema "Mudar de Rumo, Mais Emprego, Salários e Direitos".

Bandeiras da Frente Comum e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (SPAL) vão enchendo de tons vermelho e branco a longa rua, ao mesmo tempo que a cabeça do protesto é conduzida por uma faixa onde se pode ler "Pela manutenção do vínculo público, em defesa dos serviços públicos".

Num cartaz lê-se "Sócrates/PS - Tenha vergonha da sua política, não dê mais barraca", acompanhado de uma bandeira preta, simbolizando o luto. Mais atrás, nova crítica ao Governo socialista: "Função Pública - Governo não cumpriu, Governo mentiu".

Alguns manifestantes vestem mesmo uma "t-shirt" com uma fotografia manipulada do primeiro-ministro com um nariz de Pinóquio, apelidando a política de José Sócrates de "prepotente, imoral e repressiva".

A organização ainda não avançou com estimativas sobre a adesão dos trabalhadores ao protesto, enquanto a PSP, como tem sido habitual, escusou-se a avançar números no local.

À manifestação promovida pela CGTP juntar-se-á uma delegação do PCP, com a participação do secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.

No ano passado a CGTP promoveu duas manifestações nacionais, uma em Junho e outra em Outubro, e acções de activistas sindicais (também a nível nacional) em Julho, Setembro, Outubro e Novembro.

A organização espera hoje nas ruas da capital mais de 100 mil pessoas em defesa de novas políticas económicas e sociais.

TSF - 13.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails