À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/03/2009

Corte de postos de trabalho de empresas francesas no máximo de 40 anos

As empresas francesas cortaram o maior número de postos de trabalho em 40 anos, no quarto trimestre. A queda da produção e a necessidade de reduzir custos são os principais factores a levarem as empresas a diminuir a força de trabalho.

O número de trabalhadores pagos em França, caiu em 177.300, o que corresponde a uma redução de 0,7%, para os 15,89 milhões, anunciou o Ministério das Finanças francês, segundo a Bloomberg.

Estes valores contrastam com as estimativas avançadas pelo ministério, em Fevereiro, e que apontavam para uma queda dos postos de trabalho de 88.700, ou 0,6%.

“Vai de mal a pior”, afirmou Maryse Pogodzinski, economista do JPMorgan, citado pela agência noticiosa norte-americana.

“Nós pensamos que o primeiro trimestre mostrasse alguma melhoria, mas olhando para a produção industrial de Janeiro em França, e na Alemanha, e para o desemprego, eu duvido muito” que exista alguma melhoria, acrescentou o economista.

Empresas como a L’Oreal, a Rio Tinto, a Peugeot e a Renault estão a reduzir a sua força de trabalho numa tentativa de cortar custos numa altura em que a redução da procura está a levar a uma quebra da produção.

A ministra das Finanças, Christine Lagarde, afirmou em Janeiro que o desemprego vai continuar a aumentar uma vez que a economia continua a deteriorar-se, e a confiança dos produtores permanece em mínimos.
Jornal de Negócios - 12.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails