À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/03/2009

Sampaio da Nóvoa reeleito reitor da Universidade de Lisboa

António Sampaio da Nóvoa foi hoje reeleito pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa (UL) reitor da instituição para os próximos quatro anos, anunciou o estabelecimento.

Sampaio foi reeleito com 12 votos, contra oito do actual presidente dos Conselhos Directivo e Científico da Faculdade de Ciências, Nuno Guimarães.

O outro concorrente às eleições, o investigador e coordenador científico do Centro de Física Nuclear da UL, António Carlos de Sá Fonseca, não obteve qualquer voto.

Sampaio da Nóvoa, reitor da UL desde Maio de 2006, anunciou a sua demissão e simultaneamente a recandidatura ao cargo em Novembro de 2008, justificando publicamente o acto com uma necessidade de reforçar a sua legitimidade à frente da instituição.

No seu programa de candidatura apresenta cem objectivos para o novo mandato, distribuídas em três orientações principais: o reforço à investigação científica, o desenvolvimento de áreas estratégicas e a modernização da gestão da Universidade.

António Sampaio da Nóvoa é Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UL, onde foi presidente do Conselho Científico entre 1999 e 2001.

Foi ainda vice-reitor da UL entre 2002 e 2006.

É especialista em História da Educação e em Educação Comparada e doutorado em História pela Universidade de Paris-IV Sorbonne e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genève.

O Reitor da UL é eleito pelo Conselho Geral da Universidade, para um mandato de quatro anos, e é o órgão superior de governo e de representação institucional externa da Universidade, exercendo as suas funções em regime de dedicação exclusiva.
Público.pt - 13.03.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails