António Sampaio da Nóvoa foi hoje reeleito pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa (UL) reitor da instituição para os próximos quatro anos, anunciou o estabelecimento.
Sampaio foi reeleito com 12 votos, contra oito do actual presidente dos Conselhos Directivo e Científico da Faculdade de Ciências, Nuno Guimarães.
O outro concorrente às eleições, o investigador e coordenador científico do Centro de Física Nuclear da UL, António Carlos de Sá Fonseca, não obteve qualquer voto.
Sampaio da Nóvoa, reitor da UL desde Maio de 2006, anunciou a sua demissão e simultaneamente a recandidatura ao cargo em Novembro de 2008, justificando publicamente o acto com uma necessidade de reforçar a sua legitimidade à frente da instituição.
No seu programa de candidatura apresenta cem objectivos para o novo mandato, distribuídas em três orientações principais: o reforço à investigação científica, o desenvolvimento de áreas estratégicas e a modernização da gestão da Universidade.
António Sampaio da Nóvoa é Professor catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UL, onde foi presidente do Conselho Científico entre 1999 e 2001.
Foi ainda vice-reitor da UL entre 2002 e 2006.
É especialista em História da Educação e em Educação Comparada e doutorado em História pela Universidade de Paris-IV Sorbonne e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genève.
O Reitor da UL é eleito pelo Conselho Geral da Universidade, para um mandato de quatro anos, e é o órgão superior de governo e de representação institucional externa da Universidade, exercendo as suas funções em regime de dedicação exclusiva.
Público.pt - 13.03.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário