À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/02/2009

Panasonic vai despedir 15 mil pessoas e encerrar 27 fábricas

O gigante da electrónica e dos electrodomésticos japonês Panasonic preveniu quarta-feira que vai suprimir 15 mil empregos em todo o Mundo e fechar 27 fábricas para fazer frente ao agravamento da sua situação financeira devido à crise.

A Panasonic revelou que espera sofrer a partir de agora uma perda líquida em massa no fim do exercício, após ter visto as suas vendas e lucros cair fortemente no fim dos nove primeiros meses.

O grupo de Osaka, que numa primeira fase esperava um benefício nítido anual de 30 mil milhões de ienes (250 milhões de euros), espera actualmente um défice dez vezes superior, elevando-se aos 380 mil milhões de ienes (3,17 mil milhões de euros), devido à deterioração contínua do mercado e à valorização da moeda japonesa.

No início do exercício, em Abril de 2008, a Panasonic contava com um lucro líquido de mais de 310 mil milhões de ienes.

Só durante o terceiro trimestre (Outubro-Dezembro), as suas vendas caíram 20 por cento num ano, e mesmo 29 por cento no estrangeiro.

"Os nossos negócios agravaram-se fortemente desde o mês de Outubro", sublinhou a Panasonic.

A Panasonic é mais um dos gigantes da electrónica japonesa a sofrer perdas colossais, depois da Sony, Hitachi, Toshiba ou ainda da NEC.

J.N. 04.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails