À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/02/2009

Usos e abusos da exclusão social como conceito explicativo das novas desigualdades: uma crítica marxista

Ricardo Cesar Rocha da Costa - Cientista Social e Mestre em Ciência Política pela UFF

O tema da exclusão social vem à tona no contexto das mudanças ocorridas no capitalismo mundial, a partir das crises dos anos 1970, que desencadearam o fenômeno que foi definido por François Chesnais como mundialização financeira. Tais mudanças, na verdade, significam uma atualização do que já havia sido apontado por Karl Marx em O Capital, Livro III, Capítulo XXV.
No contexto de hegemonia do neoliberalismo e da acumulação flexível (cf. HARVEY), com a conseqüente produção da barbárie (cf. MÉSZÁROS), é que pode ser entendida a emergência do tema da exclusão social como conceito, significando, entre outros elementos, a derrocada do Estado Providência e a desestabilização da questão social.
Na Comunicação que pretendemos apresentar, identificaremos as linhas-mestras do pensamento dos autores que utilizam a idéia de exclusão social como um conceito explicativo que sintetiza as chamadas novas desigualdades sociais, com a sua disseminação nas universidades brasileiras e nas orientações das políticas públicas. Por outro lado, associando-nos aos autores que se colocam na linha de frente do combate teórico e prático a esse tipo de interpretação, buscaremos discutir os elementos presentes na obra marxiana e marxista que possam efetivamente contribuir para o aprofundamento dessa discussão, com os seus devidos desdobramentos para a atual luta política socialista. -

CONGRESSO INTERNACIONAL KARL MARX

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails