À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/02/2009

Crédito malparado do Santander mais do que duplica

O maior banco espanhol revelou hoje que o seu crédito de cobrança duvidosa atingiu os 14,2 mil milhões de euros em 2008, contra os 6,2 mil milhões de 2007.

O aumento do crédito malparado ficou a dever-se às recessões em Espanha e no Reino Unido, que levaram ao aumento do incumprimento por parte dos clientes, revelou hoje o banco em comunicado, citado pela Bloomberg.

O documento precisa que o crédito malparado do Santander representa agora 2,04% do crédito total concedido pelo banco, contra os 0,95% verificados há um ano e os 1,63% registados no fim de Setembro. Só no quarto trimestre de 2008, o crédito malparado da instituição financeira espanhola aumentou em 3,6 mil milhões de euros.

"O Reino Unido é um péssimo local para um banco operar, e Espanha parece cada vez pior", notou um gestor de fundos à Bloomberg.

O mesmo perito acrescentou que "o que é importante para os investidores é saber como é que isto vai continuar a afectar a qualidade dos activos" do banco.

No documento, o Santander revela ainda que o seu lucro recuou 0,2% em 2008 para os 8,88 mil milhões de euros, tendo efectuado provisões de 10,1 mil milhões de euros.
Diário Económico - Pedro Duarte - 05.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails