À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/02/2009

Jornalistas muito pessimistas para 2009

Os jornalistas portugueses encaram com muito pessimismo as perspectivas laborais nos meios de comunicação social em 2009, revela uma sondagem da Sonda Central de Informação/Meios & Publicidade, que aponta também o despedimento colectivo na Controlinveste como um indício evidente das crescentes dificuldades no sector.
Apenas 2% dos jornalistas acreditam que 2009 será um ano “muito melhor” do que 2008, enquanto 37% prevêem um ano “pior do que 2008” e a grande maioria, 61%, augura que este ano será “muito pior” do que o anterior.

O despedimento colectivo na Controlinveste é visto por 90% dos inquiridos como um sinal inequívoco das dificuldades que afectam os média, opinião que não é partilhada por 8% da amostra, que não o encara como um indício de degradação. Os restantes 2% preferiram não responder à questão.

Dos 90% que encaram este processo como um indicador de dificuldades, 37% sustentam a sua convicção no facto de a crise não ter poupado um dos principais grupos nacionais, ao passo que 12% temem que esta situação possa suscitar o aparecimento de novos processos.

Por fim, 73% dos inquiridos consideram que os grupos de comunicação se estão a aproveitar da conjuntura de crise para limitar o número de colaboradores, com 14% a alegarem que a quebra nas receitas ainda não justifica a rescisão de contratos. Todavia, um em cada quatro inquiridos considera que não há má fé por parte das empresas.
jornalistas.online.pt - 06.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails