À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/02/2009

Vodafone despede 160 funcionários

Operadora quer cortar 10% dos postos de trabalho em Portugal para fazer face à crise

Operadora quer cortar 10% dos postos de trabalho em Portugal para fazer face à crise

A Vodafone Portugal quer dispensar 160 trabalhadores, através de rescisões amigáveis. O DN sabe que este plano, que abrange 10% dos funcionários da operadora de telecomunicações, faz parte de uma decisão internacional para reduzir custos face à crise.

Contactada pelo DN, a empresa afirma que "avalia permanentemente as formas de gerir mais eficazmente os recursos que tem à sua disposição". " Se, no futuro, vierem a justificar-se esforços de optimização de recursos, não antecipamos que estes tenham uma dimensão significativa. Tal como sucedeu no passado, qualquer iniciativa deste tipo será sempre realizada no respeito pelos princípios legais estabelecidos e por acordo com o colaborador", explica fonte oficial da operadora.

No entanto, a decisão de cortar nos postos de trabalho já foi anunciada internacionalmente. Vittorio Colao, presidente executivo do grupo Vodafone, afirmou esta semana que a empresa tem um plano para reduzir custos de mil milhões de libras (cerca de 1,1 mil milhões de euros) até Março de 2011. As medidas, acrescentou o responsável em declarações à Bloomberg, terão "algum impacto" no número de trabalhadores, recusando-se a dizer quantos serão afectados.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, o objectivo da operadora é cortar até um quinto dos postos de trabalho na Europa ocidental, onde a Vodafone enfrenta uma competição intensa, queda de preços e uma recessão iminente. Na Irlanda, por exemplo, já foi noticiado o plano de redução de postos de trabalho, através de rescisões por mútuo acordo. Segundo o sindicato do sector, a operadora quer cortar 10%, cerca de 150 pessoas.
D. N. - MARIA JOÃO ESPADINHA - 06.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails