À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

05/02/2009

Colaboradores do "JN", "O Jogo", "24 Horas" e "DN" concentraram-se no Porto contra os despedimentos

Jornalistas, repórteres fotográficos e outros colaboradores do "Jornal de Notícias", "O Jogo", "Diário de Notícias" e "24 Horas" dispensados pela administração da Controlinveste, concentraram-se hoje frente às instalações do "JN", no Porto, para protestar contra o despedimento de 123 colaboradores em diferentes áreas do grupo. Cerca de metade dos dispensados, são jornalistas, e os títulos mais afectados com esta medida que visa reduzir custos, serão os dois maiores jornais do grupo, o “Jornal de Notícias” e o “Diário de Notícias”.

Simbolicamente, todos os trabalhadores apresentaram-se vestidos de negro ou em tons escuros.

Alfredo Mendes, um jornalista do DN, com longos anos de profissão, manifestava a sua desolação pela forma como a administração da empresa destruiu os mais de 30 e tal anos da sua carreira profissional. “Depois de toda uma carreira dedicada à empresa, fui despedido em apenas minuto e meio. Esta forma de despedir diz muito de quem decide”, indigna-se, declarando que a dor que sente “é muito profunda”. Temos o coração cheio de hematomas”, resume Alfredo Mendes que revela que a razão invocada pela administração da empresa para o despedir resume-se a esta frase”.”Postos de trabalho redundantes”. Alfredo Mendes diz que ainda hoje anda às voltas com esta justificação, para a qual não conseguiu encontrar uma explicação.

Um outro jornalista, do Jornal “O Jogo”, Pinto Carvalho, que trabalhava na secção do on-line, entretanto extinta no âmbito da decisão, afirmou que os trabalhadores não aceitam os despedimentos e que a administração ainda não disponibilizou um conjunto de informações que os colaboradores consideram “relevantes”, nomeadamente do ponto de vista económico, para que possam ser encetadas as negociações com vista a eventuais despedimentos.

À hora que decorria esta concentração, quase silenciosa, realizava-se nas instalações do JN uma reunião entre a comissão sindical, os advogados da Controlinveste e o Ministério do Trabalho por causa dos despedimentos dos trabalhadores do JN, DN e do "24 Horas", cuja redacção do Porto foi extinta. Da parte da manhã, realizou-se uma reunião idêntica apenas com os trabalhadores do diário desportivo “O Jogo”, mas a reunião, segundo os trabalhadores foi inconclusiva e adiada para o próximo dia 11.

Público -
Margarida Gomes - 05.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails