À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

03/02/2009

Sonae Indústria admite fechar fábrica na África do Sul, para além das unidades francesas

A Sonae Indústria anunciou hoje que está a ponderar o encerramento da fábrica em George, África do Sul, da sua subsidiária Sonae Novobord, que emprega actualmente 137 trabalhadores.

"O arranque da nova linha de aglomerado de partículas, em White River, aliado a um crescimento do sector da construção inferior ao esperado, resultaram num excesso de capacidade, em relação à procura no mercado", refere a Sonae Indústria em comunicado.

Segundo a empresa, esta situação "obriga a implementar uma reestruturação na actividade daquela sociedade participada e a considerar o encerramento de uma das suas unidades de produção, a situada em George", que tem uma capacidade de produção anual de 60 mil metros cúbicos de aglomerado de partículas.

"A reestruturação das operações não deverá ter impacto no mercado e os clientes continuarão a ter acesso a toda a gama de produtos da Sonae Indústria", refere a empresa, sublinhando que "mantém o seu total compromisso com o mercado sul-africano e lamenta que o actual ambiente empresarial tenha exigido esta acção".

Este anúncio surge um dia depois de a Sonae Indústria ter comunicado que entrou em negociações com os representantes dos trabalhadores da sua subsidiária Isoroy, em França, com vista a um eventual encerramento de duas das suas seis fábricas.

Em comunicado distribuído segunda-feira, a empresa refere que trabalham nas seis fábricas da Isoroy 791 trabalhadores, mas não esclarece quantos funcionários poderão perder o emprego.

A 16 de Janeiro a Sonae Indústria tinha anunciado que a sua subsidiária Spanboard Products entrou em negociações com os trabalhadores e sindicatos para redução do número de postos de trabalho da sua fábrica, na Irlanda do Norte, que emprega 105 pessoas.
Lusa/Público 03.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails