À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

04/02/2009

Eurostat: Vendas a retalho de Dezembro recuam em Portugal mas estabilizam na Zona Euro

Num ambiente de crise financeira e também já económica, as vendas a retalho estabilizaram, em Dezembro, na União Europeia e na Zona Euro, mas observaram quedas acentuadas, acima de seis por cento, em Portugal, anunciou hoje o Eurostat.

Tanto em valores homólogos como em cadeia, o volume do retalho português caiu 6,3 e 6,9 por cento, respectivamente, no último mês do ano passado, fazendo com que o país seja aquele que na Zona Euro (poucos países têm informação disponível) sofreu maior impacto da crise no importante sector de micro e pequenas empresas.

Segundo os números do departamento de estatística da Comissão Europeia, nem os tradicionais saldos de Natal espevitaram as vendas no mercado doméstico.

Dos poucos países que divulgaram informação para Dezembro, Espanha acompanhou a tendência do retalho português, ao observar um recuo de 5,9 por cento nas vendas, em comparação com Dezembro de 2007. Na comparação em cadeia, a informação ainda não está disponível.

Entre as maiores economias europeias, a Alemanha registou uma queda ligeira de 0,3 por cento (homóloga) e o Reino Unido conseguiu manter-se afastado da crise, com as vendas a subirem 1,8 por cento, face a Dezembro de 2007.

França, Itália, Irlanda e Grécia fazem parte dos países que ainda não divulgaram informação do sector do retalho para Dezembro.
Público.pt 04.02.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails