À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

12/10/2010

Manifestações em França reúnem entre 1,2 e 3,5 milhões de pessoas

As manifestações em França para contestar a reforma do sistema de aposentações reuniram 1,2 milhões de pessoas, segundo o Governo, ou 3,5 milhões, de acordo com os sindicatos. Só na manifestação em Paris participaram perto de 65 mil pessoas, indica uma primeira estimativa da polícia francesa, no início do desfile.

O número é bastante mais expressivo em comparação com a última manifestação na capital francesa, ocorrida a 23 de Setembro, que contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas.

Trata-se da quarta jornada de mobilização contra esta reforma considerada como crucial para o Presidente Nicolas Sarkozy.

A greve geral decretada para hoje em França está a afectar fortemente o sector dos transportes, registando-se graves perturbações no tráfego dos aeroportos de Paris e da rede de transportes urbanos. A rede ferroviária regional está praticamente paralisada.

O Senado aprovou, na segunda-feira à noite, o aumento da idade de reforma plena de 65 para 67 anos, qualquer que tenha sido o tempo de descontos. A mesma reforma altera a idade mínima para aceder ao regime pensionista, de 60 para 62 anos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails