À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/10/2010

Notícias Greve Geral

Plenários na Galp Energia
Os sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN, o Sicop e a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal decidiram dia 7, num encontro nacional de representantes do pessoal das empresas do Grupo Galp Energia, apoiar a greve geral, como «forma de luta adequada à gravidade do momento presente e que melhor corresponde às necessidades de participação e unidade dos trabalhadores, num mesmo combate pela defesa dos seus direitos sociais e melhores condições de trabalho».
Foi decidido «desenvolver uma intensa acção de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho». Para a próxima semana foram marcados plenários na sede, em Lisboa (segunda-feira, dia 18), na refinaria de Sines (dia 21, quinta-feira) e na refinaria do Porto (dia 22).

Mobilização na INCM
O Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa, e a Comissão de Trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda, numa posição conjunta, decidiram manifestar apoio à greve geral e assumiram o compromisso de «promoverem o esclarecimento e mobilizarem os trabalhadores da INCM para participarem na luta que exige novas políticas, para que os ricos não sejam mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, carregando o fardo das dificuldades provocadas por políticas desajustadas e fortemente injustas» - refere-se num comunicado do sindicato, da CGTP-IN.

Marcada greve na Lusa
Os jornalistas e outros trabalhadores da agência Lusa decidiram anteontem, em plenário à porta da empresa, marcar greve para 24 de Novembro, para assim repudiarem o corte nos salários, anunciado pelo Governo, e a acentuação das desigualdades na gestão de recursos humanos. Exigem ainda o cumprimento do Acordo de Empresa e da lei, bem como uma gestão financeira mais prudente e equilibrada, já que a única contenção de gastos visível atinge apenas os aumentos salariais - como se refere na resolução aprovada.
A direcção do Sindicato dos Jornalistas repudiou as medidas já tomadas pelo Governo e outras que foram anunciadas, alertando os profissionais para «a necessidade de uma ampla resistência» contra elas. Para «aprofundar a discussão sobre a actual situação e analisar as medidas a desencadear em defesa dos direitos dos jornalistas, fazendo-as convergir para o dia 24 de Novembro», vão ser convocadas reuniões extraordinárias do Conselho Geral e da Assembleia Geral do sindicato.

Pelo trabalho digno
A CGTP-IN associou-se à «Jornada Mundial pelo Trabalho Digno», promovida dia 7 pela Confederação Sindical Internacional (CSI). Esta associação foi decidida em articulação com os objectivos específicos da intervenção e luta em Portugal, no seguimento da jornada nacional de 29 de Setembro (integrada luta europeia convocada pela CES) e no quadro da preparação da greve geral. Das acções específicas a realizar naquele dia, a Inter destacou a distribuição de um comunicado de sensibilização dos trabalhadores e da população. Dos objectivos centrais da CSI, salientou o combate às medidas de austeridade, a defesa de serviços públicos de qualidade e a exigência de que o sector financeiro seja chamado a pagar os danos que causou à economia real.

http://www.avante.pt/pt/1924/trabalhadores/110903/

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails