À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/10/2010

Processos de insolvência aumentaram 37 por cento no terceiro trimestre

No terceiro trimestre de 2010, Portugal registou 1730 novos processos de insolvência, um número que representa um aumento de 37 por cento face ao período homólogo e 11 por cento mais face ao trimestre anterior.

O número de insolvências é o mais alto dos últimos dois anos, revelam os dados da Crédito y Caución, que acompanha de perto os processos de insolvência publicados no Diário da República.

O aumento significativo dos níveis de insolvência empresarial teve início no primeiro trimestre de 2009 e “todos os indicadores deixam antever a manutenção desta tendência nos próximos períodos”, adianta a empresa especializada em seguros de crédito.

Apesar de ter registado um aumento de 18 por cento, um em cada três processos de insolvências continua a envolver empresas directamente relacionadas com o sector dos serviços. O segundo sector mais afectado é o da construção, que diminui ligeiramente, seguido do sector têxtil e da alimentação/distribuição, que registam crescimentos em torno dos 10 e 33 por cento, respectivamente.

De acordo com a análise feita pelos especialistas da Crédito y Caución, as persistentes dificuldades de acesso ao crédito pelas pequenas e médias empresas têm dificultado a sua gestão de tesouraria, sendo um dos principais factores que estão na base de muitos processos de insolvência judicial.  

http://economia.publico.pt/Noticia/processos-de-insolvencia-aumentaram-37-por-cento-no-terceiro-trimestre_1460790

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails