À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

19/08/2010

Desemprego de longa duração aumenta 37% em Julho

Desemprego registado sobe 10% em Julho e os desempregados de longa duração aumentam 37% em relação ao ano passado.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal caiu 0,7% em Julho em relação ao mês anterior e aumentou 10,3% na comparação com igual período do ano passado.

De acordo com a informação mensal publicada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de Julho encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e das Regiões Autónomas 548.067 desempregados, menos 3.801 indivíduos do que em Junho.

O desemprego registado desceu, de acordo com o IEFP, pelo quarto mês consecutivo, e a desaceleração do crescimento do desemprego manteve-se pelo nono mês consecutivo.

Segundo o IEFP, o desemprego subiu em ambos os géneros face a Julho de 2009, mais nos homens, onde o número de desempregados subiu 10,7%, enquanto nas mulheres o valor avançou 10%.

Por grupo etário, o desemprego dos jovens desceu 1% em termos homólogos, enquanto o dos adultos subiu 12%.

Quanto ao tempo de permanência dos desempregados nos ficheiros, os inscritos há menos de um ano diminuíram 2,6%, enquanto os desempregados de longa duração registaram um acréscimo de 37,2%.

A procura de um novo emprego - que justificou em Julho o registo de 93% dos desempregados - aumentou 10,3% face ao mês homólogo de 2009, à semelhança da procura do primeiro emprego.

De acordo com a análise do IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano, mas o aumento mais elevado verificou-se ao nível do ensino secundário (19,4%).

Os inscritos no IEFP em situação de indisponibilidade temporária, ou seja, que não reúnem condições imediatas para o trabalho por motivos de saúde, aumentou 13,3% em Julho, face ao mesmo mês de 2009, para 17.492 pessoas.

O número de desempregados inscritos como "ocupados" (a frequentarem programas especiais de emprego), caiu 6,8 por cento para 24.667 indivíduos.

O "fim de trabalho não permanente", continua a ser o principal motivo de inscrição dos desempregados, representando 41,5% dos inscritos em Julho.

http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego-de-longa-duracao-aumenta-37-em-julho_97230.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails