À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/08/2010

CGTP considera situação do mercado de emprego "muito grave"

A CGTP considerou hoje que "a situação do mercado de emprego é muito grave" dado que mais 82 mil pessoas ficaram desempregadas no segundo trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado.

"O desemprego voltou a aumentar no segundo trimestre de 2010 face ao mesmo período do ano passado", refere a Intersindical num comunicado emitido a propósito dos dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A central sindical salienta que a taxa oficial de desemprego é de 10,6 por cento, mais 1,5 por cento em termos homólogos, tornando-se na "taxa de desemprego mais elevada desde que há registos".

A CGTP refere ainda que as taxas de desemprego mais elevadas continuam a registar-se entre os jovens e as mulheres, 20,3 e 11,5 por cento, respectivamente.

A Inter salienta também que o desemprego de longa duração aumentou 38,7 por cento desde o ano passado, abrangendo actualmente 55 por cento dos desempregados - 326 mil pessoas.

A central sindical considera que os dados do INE são "mais graves" tendo em conta os cortes nos apoios sociais e as alterações ao regime do subsídio de desemprego.

Os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 10,6 por cento no segundo trimestre do ano, o mesmo valor observado no primeiro trimestre de 2010, mas indicam que o desemprego aumentou 1,5 por cento relativamente ao período homólogo de 2009.

Entre abril e junho, o INE contabilizou um total de 589,8 mil desempregados, um acréscimo de 16,2 por cento face ao trimestre homólogo e um decréscimo de 0,4 por cento em relação ao trimestre anterior.

http://www.destak.pt/artigo/72853

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails