À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/07/2010

Trabalhadores da Ceres pedem investigação a "delapidação de património"

Os trabalhadores da cerâmica Ceres, em Torre de Vilela, Coimbra, que está em processo de liquidação, lançaram um abaixo-assinado a pedir uma “investigação urgente” à venda de património da empresa, no último ano. Sindicalista diz que este foi “delapidado”.

No documento, a que o JN teve acesso, lê-se que “a venda de património no último ano é muito grave e causa prejuízo” à totalidade dos credores, em particular, aos trabalhadores. O abaixo-assinado - a entregar ao administrador da insolvência, à comissão de credores, ao juiz e ao Ministério Público - refere, também, que o passivo da empresa corresponde a “mais de 14 milhões de euros” e os activos são “muito baixos”.

“O património foi delapidado”, declarou Jorge Vicente, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica do Centro, ontem, sexta-feira, em conferência de imprensa nas instalações da Ceres. De acordo com o sindicalista, entre Fevereiro do ano passado e Fevereiro deste ano “foram vendidos 24 artigos e os trabalhadores não receberam um cêntimo”. Havia 32 artigos, mas hoje existem oito, quatro deles com valor reduzido, especificou.

“A gente pede uma investigação, mas uma investigação que seja rápida”, disse, ainda, Jorge Vicente. E frisou que os trabalhadores têm mais de cinco milhões de euros a receber, muitos estão a ver o subsídio de desemprego chegar ao fim e há quem tenha “15 e 20 salários e subsídios em atraso”. Manuel Branco, operário na Ceres há 18 anos, diz que tem a receber cerca de 22 mil euros e a mulher, que também trabalhava ali, 23 mil.

Contactado pelo JN, Francisco Lemos, antigo administrador da Ceres, negou que haja operários com 20 meses de salários em atraso e revelou-se “tranquilo” quanto a uma eventual investigação. “Não foi a administração da empresa que fez a venda do património, foram as Finanças”, referiu.

No dia 28, às 14.30 horas, na Ceres, tem lugar o leilão dos bens arrolados em favor da massa insolvente.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Coimbra&Option=Interior&content_id=1620082

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails