À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

17/07/2010

Fábrica da Delphi na Guarda vai encerrar com 321 trabalhadores

A fábrica Delphi na Guarda vai encerrar portas a 31 de Dezembro, lançando para o desemprego 321 trabalhadores, disse hoje à Lusa uma fonte sindical.

Segundo o dirigente do Sindicato das Indústrias Transformadoras e da Energia - SITE, Vitor Tavares, o encerramento daquela fábrica na Guarda foi hoje anunciado pela administração da Delphi, numa reunião com a comissão sindical e trabalhadores.

O sindicalista adiantou que a produção da unidade da Guarda vai ser deslocalizada para a fábrica da Delphi de Castelo Branco e para a Polónia.

Para terça-feira está marcada nova reunião na fábrica da Guarda entre a administração e os sindicatos, para discussão de pormenores relacionados com o despedimento dos 321 trabalhadores da Guarda.

Segundo o sindicato, o encerramento da fábrica da Guarda é justificado pela administração da empresa com a falta de encomendas devido à crise económica.

Vitor Tavares disse que a decisão apanhou os operários e os sindicatos de surpresa porque a “última leva de despedimentos foi para tornar a empresa viável e isso não se veio a concretizar”.

O sindicalista mostrou-se preocupado com o futuro dos trabalhadores, admitindo que “não se prevê muito risonho” devido à falta de emprego na região.

À saída do turno das 15h30 muitos trabalhadores recusaram prestar declarações aos jornalistas e alguns não esconderam lágrimas nem a revolta.

José Ribeiro, que trabalha há 12 anos na fábrica, contou que a decisão foi recebida com muita preocupação e quanto ao futuro deixou escapar um “vamos ver”.

Já Fausto Monteiro, disse que recebeu a notícia do fecho da empresa multinacional com “muita raiva”.

“Depois de saírem os nossos colegas [em dois despedimentos colectivos anteriores] fomos muito pressionados para trabalhar muito e agora acabou-se”, justificou.

Entre 31 de Dezembro de 2009 e finais de Maio deste ano a Delphi da Guarda despediu 601 pessoas, a maioria mulheres.

Fonte da multinacional disse hoje à Lusa que a administração justifica a medida, porque não foi possível garantir a viabilidade da unidade.

“Após o processo de reestruturação efectuado em 2009 e 2010, como resposta à perda de negócio, a Delphi encetou várias acções com a finalidade de adaptar a sua estrutura ao volume de encomendas para melhorar a sua rentabilidade e, assim, assegurar a sua viabilidade”, disse a mesma fonte.

A fonte da administração adiantou que “apesar de todas as ações implementadas no sentido de reduzir os custos operacionais de funcionamento e das sinergias desenvolvidas, estas só por si não foram suficientes para viabilizar a continuidade da fábrica da Guarda com o actual volume de produção”.

“Neste contexto, a Delphi decidiu consolidar todo o negócio de cablagens série em Portugal na sua fábrica de Castelo Branco encerrando no final do ano a unidade da Guarda”, acrescentou.

http://economia.publico.pt/Noticia/fabrica-da-delphi-na-guarda-vai-encerrar-com-321-trabalhadores_1447495

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails