À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

14/07/2010

Porto - Mais privatizações

O lançamento do concurso público para a privatização da recolha do lixo no Centro Histórico e na Baixa do Porto foi aprovada, ontem, com os votos favoráveis da Maioria PSD/PP e a abstenção do PS, apesar das críticas (e chumbo) da CDU e dos sindicatos da função pública. Os sindicalistas argumentam que o serviço será mais caro e terá menor qualidade.

Tanto o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) como o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) contestam a decisão, tomada ontem de manhã em reunião do Executivo, que fará com que, a partir de 2011, 90% do território do concelho seja limpo por privados. Só a Zona Oriental fica de fora. E lamentam não terem sido informados desta intenção pela coligação PSD/PP.

“Sempre acreditámos que o objectivo final da Câmara é privatizar todo o sector da recolha do lixo. É necessário saber o que, de concreto, se reserva para os trabalhadores. Se serão atirados para a prateleira de disponíveis, à espera que saia a legislação da mobilidade”, sustenta João Avelino, convencido de que a população será a maior prejudicada, em termos económicos e em termos de qualidade do serviço.

O coordenador do STAL lembra que a Câmara tem pago bem mais do que o valor definido no contrato de concessão com os privados (que hoje operam no Porto), pois, desde Agosto de 2009, que as empresas prestam serviço ocasional na Baixa e no Centro Histórico.

Também Fernando Fraga, do SINTAP, é de opinião que a “privatização nunca resolveu qualquer problema”. Para o sindicalista, os sectores da água e do lixo nunca deveriam sair da alçada do Estado e entende que, se os privados conseguem tirar lucro dessas actividades, a Administração Pública tem a obrigação de fazer uma gestão lucrativa.

A CDU já criticou a “sanha privatizadora de Rui Rio”. O PS prefere dar o benefício da dúvida à coligação PSD/PP, embora alerte para o facto da Câmara estar a pagar mais do que o valor de adjudicação aos privados.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1617608

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails