À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/04/2010

Trabalhadores da Carris, Soflusa e Transtejo contra o congelamento dos salários promete paralisar Lisboa no dia 27 deste mês

A greve dos trabalhadores da Carris, Soflusa e Transtejo contra o congelamento dos salários promete paralisar Lisboa no dia 27 deste mês. O protesto da Soflusa e da Transtejo, responsáveis pelas travessias fluviais entre a margem sul e a capital, será retomado entre 10 e 12 de Maio, perturbando as ligações a Lisboa no dia em que o Papa vai rezar a missa no Terreiro do Paço.

O dia da missa papal - 11 de Maio - será o único em que tanto os trabalhadores da Soflusa como os da Transtejo farão uma greve de três horas por turno. No dia 10, faz só a Soflusa e, no dia 12, a Transtejo.

Além disso, as duas empresas, tal como a Carris, aderiram à greve nacional dos transportes do próximo dia 27. A CP e o Metropolitano de Lisboa poderão ser outras duas empresas a juntar-se a esta paralisação do sector, que está em protesto contra o congelamento dos salários.

No caso da Transtejo e da Soflusa, Albano Rita, do Sindicato dos Transportes Fluviais, diz que a empresa está "irredutível", alegando não ter disponibilidade financeira para aumentos salariais. Já a administração do grupo que reúne a Transtejo e Soflusa disse à Lusa que as propostas dos sindicatos são "irrealistas" e que "a situação da empresa é difícil".

Quanto à Carris, os trabalhadores dizem que a administração "encerrou unilateralmente" as negociações do acordo de empresa, o qual, segundo o sindicato, teria sido alvo de várias "violações", nomeadamente o incumprimento das obrigações da empresa em caso de doença e a falta de atribuição de licenças devidas. A isto junta-se ainda o congelamento dos salários no próximo ano, recomendado pelo Governo ao sector empresarial do Estado.

http://www.publico.pt/Local/greve-nos-barcos-do-tejo-no-dia-da-missa-papal_1431334

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails