À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/04/2010

Portugal teve um desempenho inferior ao da zona euro no final de 2009

No final do ano passado a economia portuguesa teve um desempenho inferior à dos seus parceiros da zona euro, onde se registou uma estagnação do PIB no quarto trimestre em relação ao terceiro, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

O Eurostat apresentou hoje a segunda estimativa para o PIB da zona euro no quarto trimestre do ano passado, revendo em baixa a sua anterior estimativa de crescimento de 0,1 por cento da economia da zona euro no último trimestre de 2009.

A variação do PIB nacional já tinha sido revista em baixa pelo INE em 11 de Março, tendo-se registado uma contracção 0,2 por cento em relação ao terceiro trimestre, quando antes a estimativa era de estagnação, com uma variação de 0,0 por cento.

Portugal, que no segundo trimestre do ano passado foi dos primeiros países a sair da recessão mundial desencadeada no final de 2008, ficou agora também mais rapidamente numa situação de quase recessão – que é definida tecnicamente por dois trimestres consecutivos de queda do PIB.

Em termos homólogos, a variação homóloga daquele trimestre também foi revista em baixa ligeira para a zona euro, de -2,1 por cento para -2,2. Aqui, os valores nacionais são no entanto mais favoráveis, apesar de também ter havido uma revisão em baixa, mas de -0,8 para -1,0.

Os dados hoje divulgados pelo serviço de estatística europeu mantêm no entanto o valor apurado para os 27 Estados-membros da UE relativo ao último trimestre de 2009: variação em cadeia de 0,1 por cento e homóloga de -2,3 por cento. A variação homóloga do PIB foi -1,0 por cento, também pior do que a antes divulgada pelo Eurostat (-0,8 por cento).

Entre as grandes economias da zona euro, apenas a italiana foi também objecto de uma revisão em baixa da estimativa do PIB do quarto trimestre, que apresenta agora um recuo de 0,3 por cento face ao terceiro trimestre e uma queda homóloga de três por cento.

No Reino Unido, a estimativa de crescimento do produto no quarto trimestre face ao terceiro passou de 0,3 para 0,4 por cento.

Os dados do Eurostat (pdf, em inglês)

http://economia.publico.pt/Noticia/portugal-teve-um-desempenho-inferior-ao-da-zona-euro-no-final-de-2009_1431164

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails