À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/04/2010

Frente Comum organiza semana de protestos em várias cidades

A Frente Comum vai avançar com uma semana de protestos já a partir de segunda-feira. Desfiles em Lisboa e no Porto encerram esta série de acções de de contestação ao SIADAP, esvaziamento dos serviços e mudanças nas regras da aposentação.

As acções - que arrancam nas cidades de Coimbra, Aveiro e Guarda - justificam-se no actual momento porque, sublinha a coordenadora da Frente Comum, as políticas e propostas do Governo para a Função Pública em nada se alteraram no decurso da negociação geral anual.

O foco dos protestos vai, assim, estar centrado nos efeitos do sistema de avaliação de desempenho que, critica Ana Avoila, tem permitido a "partidarização da Administração Pública". É que, precisa, actualmente, os chefes e dirigentes dos serviços "promovem, dão prémios e contratam quem querem". A antecipação da convergência do regime de aposentação dos funcionários públicos com os do regime geral e o esvaziamento dos serviços que esta medida está a provocar motivam também a contestação organizada pela Frente Comum, que vai estender-se a todas as capitais de distrito sob a forma de plenários, concentrações e desfiles. A semana de luta termina no dia 20, com concentrações em Lisboa e no Porto, cujos pontos de encontro serão a Basílica da Estrela e o Largo do Dr. Tito Fontes, respectivamente. Em Lisboa, está também previsto um desfile até à residência oficial do primeiro-ministro. No último dia de protestos, será marcada a data para a grande manifestação nacional, que terá lugar em Maio.

Confrontada com o facto de o líder da CGTP ter chamado "charlatães" ao primeiro-ministro e ao ministro das Finanças, Ana Avoila respondeu que não se tratou de uma expressão exagerada.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1540206

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails