Apenas 27% dos inquiridos no último Barómetro de Confiança da Edelman confiam nos seus governantes.
Os portugueses são os cidadãos que menos confiam no seu Governo. Apenas 27% dos inquiridos no último Barómetro de Confiança da Edelman, que inclui 22 países e no qual Portugal se estreia este ano, confiam nos seus representantes governamentais.
Para Pedro Magalhães, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), "estes dados são muito influenciados pela economia e pelo desempenho dos Governos. Em tempo de recessão, as pessoas tendem a mostrar menor confiança pelos responsáveis pela economia, como o Governo ou a comunidade empresarial". O investigador realça, no entanto, que também razões estruturais para esta desconfiança. " A nossa cultura política caracteriza-se pela baixa confiança interpessoal. Em países nórdicos, com maior capital social, as pessoas confiam mais umas nas outras".
As organizações não-governamentais são as instituições em quem os portugueses mais confiam, com 52% a demonstrarem uma atitude positiva em relação a estas instituições. Governo (27%), comunicação social (32%) e empresas (34%) seguem a tendência global e europeia, mas com valores abaixo destas médias. A falta de confiança generalizada em Portugal só é comparável à da Irlanda.
http://economico.sapo.pt/noticias/portugueses-sao-os-que-menos-confiam-em-quem-os-governa_86056.html
Sem comentários:
Enviar um comentário