À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

09/04/2010

Grandes bancos dos EUA mascaram níveis da dívida

Os maiores bancos dos EUA mascararam os seus níveis de risco nos últimos cinco trimestres ao baixarem temporariamente os montantes de dívida, antes de os reportarem, diz o The Wall Street Journal.

De acordo com dados do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque citados pelo jornal, um total de 18 bancos (incluindo o Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup) subestimaram os níveis da dívida utilizada nas transacções de activos, diminuindo esses montantes numa média de 42 por cento no final de cada um dos últimos cinco trimestres.

O jornal norte-americano acrescenta que depois de divulgarem ao mercado os níveis trimestrais de dívida, os mesmos bancos voltaram a elevar os valores da dívida a meio de cada trimestre.

Os níveis demasiado elevados de crédito concedido pelo sistema financeiro foram uma das principais causas para a crise que teve início em 2008. Nos últimos anos, o sector tornou-se mais cauteloso na divulgação de valores de dívida e de risco que tenham efeitos negativos nas acções e no rating, lembra o jornal.

O Wall Street acrescenta que esta acção colocada em prática pelos bancos, apesar de ser considerada legal, pode dar aos investidores a impressão deturpada do nível de risco que estas instituições financeiras estão a ter.

O diário indica também que as autoridades norte-americanas reguladoras do mercado bolsista (SEC) estão a investigar as operações de venda e recompra de 24 grandes entidades financeiras. O objectivo será perceber se utilizam manobras contabilísticas para mascararem os riscos que assumem.

Foi desta forma que o Lehman Brothers dissimulou a dívida de 37,2 mil milhões de euros que tinha antes do colapso que registou em Setembro de 2008.

http://economia.publico.pt/Noticia/grandes-bancos-dos-eua-mascaram-niveis-da-divida_1431507

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails