À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

06/04/2010

Desemprego continua a aumentar em Espanha

O desemprego em Espanha continuou a aumentar em Março, mês em que mais 36 mil pessoas estiveram sem trabalho, sendo o total de desempregados no país agora superior a 4,16 milhões, segundo dados do Ministério do Trabalho espanhol.

O aumento de 0,87 por cento, entre Fevereiro e Março, afectou mais as mulheres (+1,1% de desempregadas) do que os homens (+0,6%) e empurrou o total de desempregados para o valor mais elevado em Espanha desde 1996.

No último ano, o desemprego em Espanha aumentou 15,57 por cento (mais 561 mil pessoas), segundo o Ministério do Trabalho e Imigração.

Ainda assim, o aumento registado no último mês é menos de um terço do aumento registado no mesmo mês em 2009, quando se perderam 123 mil postos de trabalho.

Novos desempregados são sobretudo jovens

Quase metade dos novos desempregados em Março são pessoas que nunca tiveram qualquer emprego – maioritariamente jovens que entraram na força laboral activa.

Apesar do aumento dos desempregados, em Março também cresceu o número de trabalhadores registados, tendo mais 22 mil pessoas ingressado na população activa, para um total de 17,6 milhões de trabalhadores.

Foi o segundo aumento mensal consecutivo no número de trabalhadores activos, depois de quedas sucessivas no semestre anterior.

Os aumentos ainda não permitiram a Espanha recuperar o número de trabalhadores activos, sendo que em Março ainda havia 2,57 por cento menos que no mesmo mês do ano passado.

http://economia.publico.pt/Noticia/desemprego-continua-a-aumentar-em-espanha_1430981

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails