À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/03/2010

Empresas do PSI 20 pagam 12 milhões de dividendos aos gestores

Os irmão Jorge e Carlos Martins, presidente e vice-presidente da Martifer, são os administradores que mais dividendos recebem das suas empresas.

O montante distribuído em dividendos por uma empresa cotada é uma das revelações do ano mais aguardada pelos accionistas. Mas estes não são os únicos a beneficiar do prémio de recompensa pelo investimento feito. Para os administradores que detêm acções da empresa onde exercem funções, o pagamento de dividendos é, igualmente, sinónimo de um encaixe adicional. O Diário Económico contabilizou as acções detidas por todos os membros das comissões executivas dos conselhos de administração das dezasseis cotadas que já revelaram o valor do dividendo a ser pago este ano. Contas feitas, o encaixe total feito em dividendos pelos conselhos de administração das cotadas analisadas será de 11,6 milhões de euros. O valor deverá aumentar nos próximos dias, tendo em conta que falta ainda conhecer o valor da remuneração de algumas empresas.

Apesar de ter de ser aprovado pelos accionistas em Assembleia Geral, são os conselhos de administração que propõem o valor da remuneração accionista a ser pago anualmente. Na prática, isto significa que um dividendo "generoso" é do total interesse tanto para accionistas como para os próprios administradores que tenham acções. Que o digam os membros da comissão executiva da Novabase.

Ao estrear-se este ano no pagamento de dividendos, no valor de 0,5 euros brutos por acção, o conselho de administração da tecnológica surge como a melhor remunerada. As mais de 11 milhões de acções detidas pelos sete responsáveis da Novabase representam o equivalente a um total de 5,63 milhões de euros recebidos em dividendos.

http://economico.sapo.pt/noticias/empresas-do-psi-20-pagam-12-milhoes-de-dividendos-aos-gestores_84030.html

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails