À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

13/03/2010

Caminhos-de-ferro romenos: Despede para privatizar

O governo romeno anunciou a extinção de 10 301 postos de trabalho nos caminhos-de-ferro, ou seja, mais de 13 por cento dos 76 mil trabalhadores. Este plano foi apresentado, segunda-feira, 8, pelo secretário de Estado dos Transportes, Gheorghe Popa, que alegou a necessidade de «reduzir as despesas num momento em que o tráfego de mercadorias baixou 45 por cento e o de passageiros recuou 20 por cento».
Segundo o governante, citado pela France Press, uma parte dos postos de trabalho serão extintos mediante a aposentação e rescisões voluntárias de trabalhadores, mas também haverá despedimentos colectivos.
Na filial de mercadorias CFR Marfa, 4578 trabalhadores ficarão no desemprego já a partir da próxima segunda-feira. Nesta divisão da empresa pública a restruturação significa a supressão de 6700 empregos, mas todos os restantes sectores serão fortemente afectados pelo plano de emagrecimento.
Já em Agosto, o ministro romeno tinha anunciado um saneamento das finanças dos caminhos-de-ferro, tendo em vista a sua privatização ao longo deste ano.
De resto, o orçamento do Estado para 2010 prevê a destruição de 100 mil empregos em todo o sector público. A taxa oficial de desemprego, que atingiu os 8,1 por cento em Janeiro, deverá em breve alcançar os dez por cento.

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=32766&area=8

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails