À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

11/03/2010

Pilotos da TAP param seis dias nas férias da Páscoa

Os pilotos da TAP vão entrar em greve de 26 e 31 do corrente, de acordo com a decisão aprovada ontem à noite, quarta-feira, pelo sindicato em assembleia geral. As datas coincidem com o período das férias da Páscoa e deverão afectar muitas ligações.

O período de paralisação foi, ontem, debatido na assembleia geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) que decorreu no Hotel Roma, em Lisboa. A greve encosta à primeira semana das férias da Páscoa.

Os pilotos não aceitaram o aumento de 1,8%, entretanto acordado com outros sectores da empresa, acrescido de uma percentagem indexada a ganhos de produtividade. De qualquer forma, ainda não é seguro que mesmo os 1,8% fossem possíveis, tendo em conta que o Governo decidiu, no final de Fevereiro, congelar os salários nas empresas públicas nas quais o Estado é maioritário. A TAP poderia ou não ser uma excepção.

De acordo com Fernando Pinto (presidente do Conselho de Administração da empresa), em Novembro, os pilotos apresentaram um valor muito acima de 1,8%, que o presidente da empresa rejeitou liminarmente.

"A nossa proposta foi dizer que os valores eram impossíveis sequer de conversar, mas que existia a possibilidade de discutir o acordo de empresa de forma a ter ganhos de eficiência sem serem prejudiciais para os pilotos", referiu Fernando Pinto. A última greve foi há quase um ano, em Abril de 2009.

"A informação que tenho do Governo é que a TAP é uma empresa a ser privatizada. E agora isso também consta no Programa de Estabilidade e Crescimento. Acho que a TAP pode ser atractiva para muitos investidores. Tenho confiança nisso", disse Fernando Pinto, que aproveitou para anunciar que pretende retirar-se no final do mandato (dentro de dois anos). O actual presidente da companhia aérea nacional está no cargo desde Outubro de 2000.

A decisão de entrarem em greve surgiu no dia em que o presidente da TAP afirmou em entrevista concedida à Agência Lusa, considerar que "greves é algo do século passado ou do século anterior". O comentário mereceu de Carvalho da Silva, líder da CGTP, o seguinte comentário: Fernando Pinto tem uma "mentalidade do século dezanove". A última greve da TAP foi em Abril de 2009).

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1516276

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails