A inflação no Reino Unido registou, em Dezembro, máximos históricos desde 1997, desafiando os responsáveis do Banco de Inglaterra a pensarem nos aumentos das taxas de juro.
Os preços ao consumidor subiram 2,9% no último mês do ano em relação a período homólogo de 2008, e 1% em relação a Novembro, de acordo com os números divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística britânico. A taxa subiu graças ao salto no preço do petróleo e por não se terem repetido os cortes nos impostos sobre as vendas e os preços a retalho verificados em 2008.
De acordo com a Bloomberg, esta foi a primeira vez desde Maio que a inflação ultrapassou o alvo de 2% do Banco da Inglaterra e os economistas dizem que a taxa pode acelerar ainda mais em Janeiro, numa altura em que a Inglaterra recupera da recessão e está a braços com as eleições em Junho.
"Estamos a assistir a uma forte alta na inflação", disse David Page, economista da Investec Securities, antes de os dados serem conhecidos. "O banco vai começar a pensar em mudar a política monetária. Pode haver um aumento na taxa bancária a meio do ano”, rematou.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=405431
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
19/01/2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário