À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

15/12/2009

Confiança dos investidores alemães cai em Dezembro pelo terceiro mês consecutivo

O índice de confiança dos investidores e dos analistas alemães caiu em Dezembro pelo terceiro mês consecutivo, recuando para 50,4 pontos, contra 51,1 no mês anterior, anunciou hoje o instituto de conjuntura Zew.

O recuo foi ligeiramente inferior ao esperado pelos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg, que em média apontavam para uma descida para os 50 pontos.

O índice ZEW do sentimento económico mede as expectativas dentro de seis meses e é elaborado mensalmente pelo instituto de conjuntura Zew, com sede em Manheim, na base de um inquérito, realizado nos primeiros quinze dias do mês.

A avaliação da situação presente, também calculada pelo instituto Zew, melhorou no entanto novamente em Dezembro, passando de 65,6 pontos negativos para menos 60,6 pontos, uma leitura abaixo das expectativas dos analistas, que apontavam para menos 60,1 pontos.

A fraqueza da retoma na Europa e as preocupações com o défice e a dívida de alguns países da União europeia, como a Grécia, estão a pesar sobre a confiança dos investidores, segundo os analistas ouvidos pela Bloomberg.
Público.pt - 15.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails