À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/12/2009

PIB per capita português representava em 2008 cerca de 3/4 do valor médio desse indicador na UE-27

De acordo com o boletim publicado pelo INE, Lisboa é a única região NUTS II que apresentava para este indicador um resultado superior à média na UE-27.

O Produto Interno Bruto per capita português, medido através do índice Paridade do Poder de Compra Padrão (PPS) representava, em 2008, 76% do valor médio desse indicador nos países da UE-27 (UE-27=100) – o mesmo que nos dois anos anteriores. Se a comparação tiver como referência apenas os países da UE-15, o PIB per capita português medido em PPS decresce para os 72%.
Em 2008, Lisboa era a única região NUTS II que apresentava para este indicador um valor superior à média dos países da UE-27. A Região Autónoma da Madeira, cujo PIB per capita medido em PPS representava 97% do valor médio deste indicador nos países da UE-27, era a segunda unidade geográfica portuguesa mais bem posicionada. A região Norte é a pior classificada, com um PIB per capita medido em PPS que representava apenas 61% do valor médio deste indicador nos países da UE-27 (UE-27=100).

O índice Paridade do Poder de Compra Padrão é uma unidade monetária padrão que elimina as diferenças no nível de preços entre os países. A grandeza do PIB per capita medido em PPS é assim ponderada de acordo com o nível de preços relativos existentes nas diferentes unidades geográficas comparadas e com as taxas de câmbio.

Comparando a grandeza do PIB per capita das regiões NUTS II com o valor médio deste indicador para Portugal em 2008 (Portugal=100), observa-se que em Lisboa a riqueza per capita é 38% superior à média nacional. Pelo contrário, o Norte é a região que mais se afasta negativamente da média nacional, com um PIB per capita que representava apenas 80% desse valor.
De destacar a evolução deste indicador nas regiões autónomas, especialmente na Região Autónoma da Madeira: enquanto em 1995 o PIB per capita dessa região representava 89% do valor médio para o país, em 2008 situava-se 28% acima da média nacional.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails