À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

16/12/2009

Utilização de internet: mais escolarizados em Portugal entre os que acedem com maior frequência a este meio no contexto da UE

Prática generalizada em Portugal entre os mais escolarizados. Essa desigualdade também existe nos países da UE-27, mas não é tão acentuada. Portugueses com o ensino secundário/pós-secundário e superior concluídos entre os europeus, detentores das mesmas qualificações escolares, que mais utilizam a internet.

Um terço da população portuguesa com idade entre os 16-74 anos acedia diária ou quase diariamente à internet em 2009 – uma evolução de 20 pontos percentuais face a 2003. O valor deste indicador aumenta para os 71% no caso da população com 16-24 anos e para os 82% entre os que concluíram o ensino superior. Os valores para a população masculina são também superiores ao verificado entre as mulheres. A utilização diária ou quase diária de internet diminui à medida que a idade aumenta e o nível de qualificação escolar diminui: apenas 4% da população portuguesa com idade entre os 65-74 anos e 18% da população que concluiu no máximo o ensino básico acediam à internet com esta frequência.
Este indicador conheceu (quase sempre) um aumento anual no período em causa em todas as categorias tratadas no Quadro 1.

As tendências observadas na análise anterior aplicam-se também ao exposto no Quadro 2. Neste caso, conclui-se que 42% dos portugueses com idade entre os 16-74 anos acediam, em 2009, pelo menos uma vez por semana à internet. As desigualdades de acesso relacionadas com o sexo, idade e nível de escolaridade mantêm-se, mas existe um aumento geral das taxas de utilização em todas as categorias.

Os quadros 3 e 4 contêm informação relativa à utilização de internet de acordo com os níveis de escolaridade nos países da UE-27. No primeiro deles pode-se constatar que a Holanda e a Suécia são os países da UE-27 em que a proporção da população com idade entre os 16-74 que acede à internet diária ou quase diariamente é maior: 73%. Nestes dois países, tal como acontece no Luxemburgo e na Finlândia, mais de metade da população que concluiu no máximo o ensino básico utiliza a internet com este tipo de frequência. Embora os mais escolarizados obtenham valores mais elevados para este indicador, esta desigualdade é menos intensa do que em países como Portugal, Bulgária, Grécia ou Roménia.
É interessante verificar que embora o resultado de Portugal para a categoria dos que não foram além do ensino básico ser abaixo da média da UE-27 (18% para 28%), nas categorias mais escolarizadas (ensino secundário e superior) esse facto inverte-se: em Portugal a proporção de indivíduos que concluíram o ensino secundário e superior que utilizam a internet diariamente/quase diariamente é de 69% e 82%, respectivamente; em termos médios, nos países da UE-27, estes valores são de 50% e 75 %.

As tendências atrás referidas aplicam-se também à informação que consta no Quadro 4.

Nota Metodológica: Os dados aqui apresentados dizem respeito à utilização de internet nos três meses anteriores à aplicação do inquérito.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails