À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

18/12/2009

Contas das famílias vão subir em 2010

Água, luz e combustíveis vão subir no próximo ano, o que vai aumentar a factura das famílias portuguesas. A grande incógnita está nos transportes, cuja decisão do Governo está "para breve", e também na prestação da casa, que só deverá subir no segundo semestre. Também o preço do gás só será actualizado no Verão. Para já, mantêm-se inalterados os preços do leite, pão e portagens, sendo que nas telecomunicações há baixa de preços, nas chamadas fixas, anunciou a PT

O início do ano será semelhante a 2009 no que toca às contas das famílias, mas estas vão aumentar ao longo de 2010. É que para já apenas está definido o aumento da electricidade, que sobe 2,9% em Portugal continental (2,1% nos Açores e 2,5% na Madeira), o que corresponde a mais um euro por mês para uma conta de luz da ordem dos 40 euros.

Nos próximos meses serão conhecidos os aumentos da água, embora não seja possível para já quantificá-los, pois as tarifas são fixadas, na maior parte dos casos, pelas autarquias, motivo pelo qual o preço da água varia de concelho para concelho. No entanto, é expectável a subida dos preços, de modo a diminuir o défice tarifário acumulado nos últimos anos.
Também os combustíveis deverão subir ao longo do próximo ano, já que o preço do petróleo irá aumentar com a tão esperada retoma de 2010. Apesar de o crude estar longe dos máximos atingidos no Verão de 2008, o seu valor vai subir e arrastar consigo o preço da gasolina e do gasóleo, que desde a liberalização deixa de estar regulado.
A grande incógnita está no preço dos transportes, que em 2009 foram congelados, pela primeira vez em 30 anos, devido à descida do petróleo. O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações deverá anunciar "muito em breve" a actualização destas tarifas, que até ao fecho desta edição estava ainda em análise, segundo fonte oficial daquela entidade.
Quanto à prestação da casa, esta só deverá aumentar no segundo semestre de 2010, já que as taxas de referência do Banco Central Europeu deverão manter-se em 1% até ao final do primeiro semestre.
O pão e o leite vão manter os seus preços inalterados, segundo afirmaram ao DN os responsáveis de associações do sector. No entanto, a previsão de crescimento da inflação média para 2010, entre 0,8 e 1,2%, poderá fazer com que o preço destes produtos, assim como os restantes bens alimentares, subam de preço ao longo do ano, depois de uma inflação média negativa de 1% em 2009. Quanto a aumentos, o salário mínimo deverá subir 25 euros, para 475 euros.

D.N. - 18.12.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails