A taxa de desemprego no conjunto dos 30 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estabilizou em Setembro em 8,6 por cento, o mesmo valor de Agosto, anunciou hoje a organização.
No entanto, estava 2,3 pontos percentuais acima do seu nível em Setembro de 2008, o que representa uma subida de 36,5 por cento.
Para o conjunto da zona euro, a taxa de desemprego em Setembro foi calculada em 9,7 por cento, mais 0,1 pontos percentuais do que em Agosto e 2,0 pontos acima de um ano antes, enquanto nos EUA era de 10,2 por cento, com uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao mês precedente e 3,6 pontos acima do valor de Setembro de 2008.
Estas subidas representam aumentos de respectivamente 26 por cento e 54,5 por cento, o que quer dizer que por cada dois norte-americanos desempregados há um ano há agora mais um desempregado.
Em Portugal, o desemprego em Setembro era de 9,2 por cento, como já tinha sido divulgado pelo Eurostat no final do mês passado. O desemprego no país manteve-se estável entre o segundo e o terceiro trimestres, a oscilar mensalmente em valores entre 9,1 e 9,2 por cento.
Público.pt - 09.11.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
Sem comentários:
Enviar um comentário