À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/10/2009

Queda do valor das encomendas à indústria agravou-se em Agosto

O valor das novas encomendas à indústria diminuiu 26,4 por cento homólogos em Agosto, o que é ligeiramente pior do que a queda de 26,2 por cento de Julho, segundo valores divulgados hoje pelo INE respeitantes a médias móveis de três meses do índice respectivo.

A variação em Agosto foi determinada pelo reforço do comportamento negativo do mercado externo, que teve uma queda homóloga de 31 por cento em Agosto (-29,1 em Julho). A queda do valor das encomendas do mercado nacional foi de “apenas” 21,9 por cento em Agosto, face a 23,4 por cento em Julho.

A variação foi negativa em todos os grandes agrupamentos industriais considerados pelo INE. Os bens intermédios, com uma queda homóloga de -35,3 por cento (-32,6% em Julho) no valor das encomendas à indústria nacional, tiveram o maior peso na queda do índice em Agosto. Os bens de consumo diminuíram 12,5 por cento, e os de investimento 16,9 por cento.

A variação mensal do índice foi de -9,7 por cento em Agosto, quando tinha sido de 5,3 por cento em Julho e de -13,8 em Junho, também considerando médias móveis de três meses.

Público.pt - 08.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails