À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

07/10/2009

Níveis de insolvência judicial aumentam 42% de Janeiro a Setembro

O número de novos processos de insolvência judicial aumentou 42 por cento nos nove primeiros meses deste ano, atingindo 3626, o que representa um agravamento de 29 por cento face ao segundo trimestre, informou esta tarde a Crédito y Caución.

A companhia de seguros Crédito y Caución referiu que o sector dos serviços é o primeiro gerador de insolvências judiciais com 33 por cento do total «após ter triplicado os níveis» em relação a 2008.

A construção, com 15 por cento do total de processos, registou um agravamento durante o terceiro trimestre com uma subida acumulada de cerca de 20 por cento.

O terceiro lugar entre o número de insolvências pertence ao sector têxtil, responsável por 11 por cento do total dos casos, que «confirmou uma tendência de deterioração à volta de 30 por cento», conclui a Área de Administração de Riscos da Crédito y Caución, que acompanha as insolvências judiciais publicadas em Diário da República.

«O aumento das insolvências judiciais é mais um indicador do complexo momento económico que atravessam muitas empresas portuguesas. Na maioria dos casos a deterioração da solvência produz-se de forma progressiva», refere o director da Crédito y Caución para Portugal e Brasil, Paulo Morais.

TSF - 07.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails