O Citius tornou-se obrigatório desde Janeiro e desde então os juízes e os magistrados têm-se queixado de problemas vários.
O jornal Público deste sábado escreve que o Conselho Superior da Magistratura tem recebido inúmeros protestos de juízes e que os erros informáticos já levaram ao desaparecimento de despachos.
À TSF, o presidente da ASJP confirmou a existência desses casos e adiantou que os despachos que desapareceram estão relacionados com processos cíveis, os únicos onde o uso do sistema Citius é obrigatório.
«São situações completamente distintas» e acontecem de Norte a Sul e nas ilhas, denunciou António Martins.
O responsável da ASJP deu conta de um processo que desapareceu do sistema informático, sendo que «só foi verificada essa situação porque existia suporte físico».
Para evitar mais casos destes e garantir a segurança do sistema, António Martins pediu uma avaliação feita «por uma entidade externa» que detecte «problemas de segurança» e que proponha soluções para os mesmos.
Contactado pla TSF, o Ministério da Justiça recusou a existência de problemas graves com o Citius e assegurou que os magistrados utilizam o sistema com toda a normalidade.
TSF - 10.10.09
Sem comentários:
Enviar um comentário