À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

10/10/2009

Juízes denunciam desaparecimento de processos e pedem avaliação ao sistema informático

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) insistiu, este sábado, que é urgente realizar uma avaliação externa ao sistema informático dos tribunais. À TSF, o presidente do associação deu conta do desaparecimento de processos.

O Citius tornou-se obrigatório desde Janeiro e desde então os juízes e os magistrados têm-se queixado de problemas vários.

O jornal Público deste sábado escreve que o Conselho Superior da Magistratura tem recebido inúmeros protestos de juízes e que os erros informáticos já levaram ao desaparecimento de despachos.

À TSF, o presidente da ASJP confirmou a existência desses casos e adiantou que os despachos que desapareceram estão relacionados com processos cíveis, os únicos onde o uso do sistema Citius é obrigatório.

«São situações completamente distintas» e acontecem de Norte a Sul e nas ilhas, denunciou António Martins.

O responsável da ASJP deu conta de um processo que desapareceu do sistema informático, sendo que «só foi verificada essa situação porque existia suporte físico».

Para evitar mais casos destes e garantir a segurança do sistema, António Martins pediu uma avaliação feita «por uma entidade externa» que detecte «problemas de segurança» e que proponha soluções para os mesmos.

Contactado pla TSF, o Ministério da Justiça recusou a existência de problemas graves com o Citius e assegurou que os magistrados utilizam o sistema com toda a normalidade.

TSF - 10.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails