À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

08/10/2009

Dois meses para transpor lei sobre igualdade de géneros

A Comissão Europeia ameaçou hoje levar Portugal ao Tribunal de Justiça europeu se, no prazo de dois meses, não for integralmente transposta para a legislação portuguesa a lei comunitária sobre igualdade entre homens e mulheres no trabalho.

De acordo com o executivo comunitário, que lançou hoje idêntica advertência à Alemanha, no caso de Portugal, o parecer motivado hoje enviado - o último passo num processo de infracção antes do recurso ao tribunal - refere-se a três elementos que não estão em conformidade com a legislação europeia.

Os três pontos apontados por Bruxelas são o campo de aplicação da lei (já que a legislação portuguesa não se aplica aos funcionários), o direito de associação no lançamento de um procedimento judicial em nome ou em favor dos queixosos, e as competências do organismo nacional com o pelouro da igualdade de oportunidades.

"Portugal dispõe de um prazo de dois meses para responder. Na ausência de uma resposta satisfatória nesse prazo, a Comissão poderá levar o caso ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias", indica o executivo comunitário.

Congratulando-se por, hoje mesmo, a Comissão ter encerrado os processos de infracção que tinha movido contra outros três países - Áustria, Finlândia e Malta -, o comissário europeu com a pasta da Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla, disse que Bruxelas prosseguirá um "diálogo construtivo com a Alemanha e Portugal com vista à plena conformidade com a directiva" em causa.

D.N. - 08.10.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails