Uma dezena de trabalhadores municipais de Cascais concentrou-se esta manhã em frente à Câmara, para exigir um aumento salarial e valorização profissional por parte da autarquia, numa manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Vítor de Jesus, da Direcção Regional de Lisboa da STAL, contou que os trabalhadores da Câmara Municipal de Cascais estão em luta “porque o executivo camarário se recusa a aprovar medidas que permitam a valorização profissional e evitem o aumento da degradação dos salários e das carreiras profissionais”.
“Já convocámos o presidente da Câmara mais do que uma vez para resolver este problema, mas até agora não nos disse nada”, esclareceu o porta-voz, sublinhando que queria ver o problema resolvido antes das eleições do próximo domingo. “Não sabemos o que vai acontecer no próximo domingo, por isso queremos já assumir um compromisso e dar conhecimento da nossa situação para que o próximo executivo, seja ele qual for, trate do nosso problema”, acrescentou.
De acordo com Vítor Jesus, “ao longo dos últimos anos os trabalhadores têm sido alvo de uma profunda degradação dos seus salários e das suas carreiras profissionais”, efeitos negativos que a Câmara Municipal de Cascais pode minimizar, “mas recusa-se a fazê-lo”.
“Muitas autarquias já aplicaram esta medida, chamada de opção gestionária, mas a Câmara de Cascais não aceita a reivindicação justa e legítima dos seus trabalhadores, que são os principais responsáveis pelo funcionamento dos serviços que presta à população”, concluiu o responsável.
Os trabalhadores que estiveram esta manhã concentrados na Praça 5 de Outubro, em frente à Câmara Municipal, prometem continuar a lutar pelos seus direitos.
Público.pt - 06.10.09
À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.
1 comentário:
Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é:
www.vereadores.net vale conferir.
Enviar um comentário