À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/05/2009

Professores em greve até às 10h30

Os professores fazem hoje greve nos dois primeiros tempos da manhã, até às 10h30, numa acção de protesto organizada pela Plataforma Sindical dos Professores para preparar a manifestação prevista para o próximo sábado.

A Plataforma Sindical dos Professores admite que a adesão às acções de luta previstas para esta semana diminua, o que atribui ao "desgaste" e "desânimo" dos docentes, mas desvaloriza a questão afirmando que os motivos da "indignação" se mantêm.

Os últimos dois grandes protestos de rua, a 8 de Março e 8 de Novembro de 2008, contaram com 100 mil e 120 mil participantes, segundo os sindicatos.

"É natural que diminua, mas isso não significa menos indignação. Aumentar [a adesão] era muito difícil e temos toda a consciência de que pode existir desgaste e desânimo. Mas temos a obrigação de não deixar que isso aconteça", afirmou o porta-voz da plataforma, Mário Nogueira, em declarações à agência Lusa.

Sobre a greve de hoje, entre as 08:00 e as 10:30, explica que essa foi a opção dos professores, não obrigando ao desconto de um dia completo. Cada docente deverá fazer uma paralisação de 90 minutos, dois tempos lectivos, dentro daquele período.

No próximo sábado, os professores concentram-se à tarde no Marquês de Pombal, em Lisboa, desfilando depois até à Praça dos Restauradores.

Segundo os sindicatos, o protesto de sábado é de "rejeição da política educativa do Governo, de exigência de revisão efectiva do Estatuto da Carreira Docente, de suspensão e substituição do actual modelo de avaliação de desempenho"
Destak.pt - 26.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails