À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

28/05/2009

Funcionários judiciais não subscrevem estatística do ministério

O Ministério da Justiça acredita que as medidas que adoptou têm contribuído para o descongestionamento dos tribunais, que têm agora uma maior capacidade de resposta. No entanto, os funcionários judiciais não fazem esta avaliação e, segundo o presidente do sindicato, estes números resultam antes de um jogo de estatísticas.

O Ministério da Justiça acredita que as medidas que adoptou têm contribuído para o descongestionamento dos tribunais, que têm agora uma maior capacidade de resposta.

No entanto, o presidente do sindicato, Fernando Jorge, não faz esta avaliação e entende que estes números resultam antes de um jogo de estatísticas.

«O que tem acontecido nos tribunais tem sido a alteração e a introdução de vários programas informáticos, uns que tratam as estatísticas de uma maneira, outros de outra. E com estes jogos estatisticos às vezes o resultado sendo diferente a estatística trata-os de forma também diferente», esclareceu Fernando Jorge.

«Por isso, para mim isto é jogo de números», concluiu.

O presidente do sindicato dos funcionários judiciais dá ainda exemplo de um tribunal onde a demora em resolver os processos é mais do que evidente.

«O Tribunal Criminal de Lisboa está neste momento a marcar julgamentos para 2011, o que não pode ser considerado uma boa capacidade de resposta em tribunais onde pendência criminal e civil anda na ordem dos milhares de processos e o número de funcionários tem diminuido», sublinhou.

Também contactado pela TSF, o presidente da Associação Sindical de Juízes recusou fazer comentários. António Martins não quer entrar numa guerra de números.

TSF - 28.05.0

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails