À procura de textos e pretextos, e dos seus contextos.

26/05/2009

FAO alerta para ameaça de compra de terras africanas

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) alertou segunda-feira para a ameaça da crescente compra de terras em países africanos por parte de governos e empresas privadas.

Segundo a FAO, o fenómeno, que está a aumentar em "África e noutros continentes", implica um risco acrescido para os pobres, que "se vêem desapropriados ou impedidos do acesso à terra, à água e a outros recursos".

O organismo, que se apoia num relatório do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, reconhece que as aquisições de terras em países pobres podem abrir muitas oportunidades, como a criação de saídas comerciais, emprego ou investimento em infra-estruturas.

Mas, ressalva, também pode ser "prejudicial" se se excluir a população local da tomada de decisões sobre a compra das terras.

Para a FAO, a motivação para o investimento em terras em países pobres é "a preocupação pela segurança alimentar", assim como as oportunidades de negócio como a produção de produtos agrícolas básicos para a indústria.

Destak.pt - 26.05.09

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails